domingo, 2 de setembro de 2012

Cultura Afrobrasileira

A cultura brasileira é o resultado da mistura de várias culturas: a dos portugueses que o colonizaram, a dos negros que foram trazidos como escravos e a dos indígenas que eram nativos.
Essas culturas foram mescladas e formaram o que o Brasil é hoje.

A cultura africana foi trazida para o Brasil pelos escravos negros que influenciaram a música popular, a religião, a culinária, o folclore e as festividades populares. Como os negros exerceram grande influência cultural devido à quantidade de indivíduos e à variedade de  etnias trazidos no período do tráfico transatlântico de escravos, pode-se dizer que há uma cultura afro brasileira.

Denomina-se cultura afro brasileira o conjunto de manifestações culturais do Brasil que foram influenciadas pela cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade.

Ao longo do tempo, as manifestações culturais afrodescendentes foram, muitas vezes, desprezadas, desestimuladas e até proibidas. Entretanto,  a partir de meados do século XX, essas expressões culturais começaram a ser aceitas e até admiradas pelas elites brasileiras como expressões artísticas genuinamente nacionais.

O samba foi uma das primeiras expressões a ser admirado. Getúlio Vargas, no governo da ditadura do Estado Novo, desenvolver políticas de incentivo de nacionalismo nas quais  a cultura afro-brasileira encontrou caminhos de aceitação oficial.  E assim, a capoeira e  as manifestações religiosas foram se incluindo oficialmente como parte da cultura brasileira.  Em 2003 foi promulgada a lei nº10.639 que alterou a Lei das Diretrizes e Bases da Educação (LDB), incluindo no currículo escolar o ensino da história e cultura afro-brasileira. Hoje, vários ramos de estudo como sociologia, antropologia, etnologia, música, linguística  estudam a evolução e a influência  histórica da cultura africana no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.