quinta-feira, 5 de julho de 2012

Culinária Africana

Frango à moda africana

Receita: Leah Shaw
Ingredientes:
Server: 6

1 colher (sopa) de azeite
1 frango (6 Kg) desossado e cortado em pedaços pequenos
2 dentes de alho, amassados
1 cebola picada
1 batata grande, cortada em cubos 
1 colher (chá) de cominho em pó
1 colher (chá) de semnet de coentro em pó
1 colher (chá) de pimenta-do-reino moida
1 colher (chá) de pimenta calabresa em flocos
1 colher (chá) de sal
1 xícara (240 ml) de água
3/4 xícara (200g) pasta de amendoim sem açúcar
400g de grão-de-bico cozido e escorrido

Modo de preparo

Prep: 10 minCozimento: 35 min



Frango à moda africana




Sopa africana de carne de cordeiro

Ingredientes:
Server: 6

3/4 xícara (100g) de damasco seco picado
2 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho, picado
2 colheres (chá) decanela em pó
2 colheres (chá) de cominho em pó
2 colheres (chá) de  páprica
500g de carne de cordeiro moida
4 talos de aipo, picados
1 pimentão verde grande, cortado em rodelas
500g de tomate, picado grosseiramente
1 limão siciliano
1 1/2 xícara (300 ml) de água
1 colher (sopa) de açicar
Sal e pimeta a gosto

Modo de preparo

nte. Tire o frango da panela, abaixe o
Prep: 15 min /  Cozimento: 45 min
1. Deixe  os  damascos de molho na  água durante 2 horas ou mais, até que estejam macios. Escorra.


2. Numa panela grande, esquente o azeite em fogo medio. acrescente o alho, a canela,   o cominho e a páprica. cozinhe, mexendo sempre,por 1 minuto. Aumente o fogo e adicione a carne de cordeiro. doure a carne, soltando os grumos  que se formam com uma colher de pau. Acrescente o damasco escorrido, o aipo, o pimentão verde e o tomate e mexa. 



3. Usando um descascador de legumes, tire 5 a 6 pedaços de casca do limão. Coloque os  pedaços da casca e o suco de limão junto  com a carne. Acrescente água e açúcar. Misture e abaixe o fogo. Tampe a panela e deixe a carne cozinhar em fogo baixo durante meia hora. Tempra a gosto com sal epimenta.


Sopa africana de carne de cordeiro

 

Fontes:
http://allrecipes.com.br/receita/1403/frango---moda-africana.aspx
http://allrecipes.com.br/receita/1937/sopa-africana-de-carne-de-cordeiro.aspx
http://allrecipes.com.br/receitas/etiqueta-241/receitas-da-culin%C3%A1ria-africana.aspx

Revisores:
1° revisor: Igor Bessa
2° revisor: Vitor Lopes
3° revisor: Deborah Fernanda

Lenda da Girafa

"Há muito, muito tempo, a girafa era um animal igual aos outros, com um pescoço de tamanho normal. Houve então uma terrível seca. Os animais comeram toda a erva que havia, até mesmo as ervas secas e duras, e andavam quilômetros para ter água para beber. Um dia, a Girafa encontrou o seu amigo Rinoceronte. Estava muito calor e ambos percorriam lentamente o caminho que levava ao bebedouro mais próximo e lamentavam-se.

- Ah, meu amigo - disse a Girafa - vê só, tantos animais a escavar o chão à procura de comida. Está tudo seco, mas as acácias mantêm-se verdes.

- Hum, hum - disse o Rinoceronte (que não era e ainda não é  muito falador). 

- Seria tão bom - disse a Girafa - poder chegar aos ramos mais altos, às folhas tenras. Há muita comida mas não conseguimos lá chegar porque não conseguimos subir às árvores.
O Rinoceronte olhou para cima e concordou, abanando a cabeça:      

- Talvez devêssemos ir falar como o Feiticeiro. Ele é sábio e poderoso.

- Que bela ideia! - disse a Girafa - Sabes onde fica a casa do Feiticeiro?
O Rinoceronte acenou afirmativamente e os dois amigos dirigiram-se para a casa do Feiticeiro após matarem a sede. Depois de uma caminhada longa e cansativa, os dois chegaram a casa do Feiticeiro e explicaram-lhe ao que vinham.Depois de os ouvir, o Feiticeiro deu uma gargalhada e disse:

- Isso é muito fácil. Voltem amanhã ao meio-dia e eu dar-vos-ei uma erva mágica. Ela fará com que os vossos pescoços e as vossas pernas cresçam. Assim, poderão comer as folhas tenras das acácias.No dia seguinte, só a Girafa chegou à cabana na hora marcada. O Rinoceronte, que não era lá muito esperto, encontrou um tufo de erva ainda verde e ficou tão contente que se esqueceu do compromisso. Cansado de esperar pelo Rinoceronte, o Feiticeiro deu a erva mágica à Girafa e desapareceu. A Girafa comeu sozinha uma dose preparada para dois. Sentiu imediatamente uma sensação estranha nas suas pernas e pescoço e viu que o chão estava a afastar-se rapidamente. “Que engraçado!” pensou a Girafa, fechando os olhos pois começava a sentir-se tonta. Passado algum tempo abriu lentamente os olhos. Como o mundo tinha mudado! As nuvens estavam mais perto e ela conseguia ver longe, muito longe. A Girafa olhou para as suas longas pernas, moveu o seu pescoço longo e gracioso e sorriu. À sua frente estava uma acácia bem verdinha. A Girafa deu dois passos e comeu as suas primeiras folhas.Após terminar a sua refeição, o Rinoceronte lembrou-se do compromisso e correu o mais depressa que pôde para a casa do Feiticeiro. Tarde demais! Quando lá chegou já a Girafa comia, regalada, as folhas da acácia. Quando o feiticeiro lhe disse que já não havia mais ervas mágicas, o Rinoceronte ficou furioso, pois pensou que tinha sido enganado e não que fora o seu enorme atraso que o tinha prejudicado. Tão furioso ficou que perseguiu o Feiticeiro pela savana fora. Diz-se que foi a partir desse dia que o Rinoceronte, zangado com as pessoas, as persegue sempre que vê uma perto de si."

Fonte:
http://encantosdaafrica.blogspot.com.br/2010/01/lenda-da-girafa.html



Revisores:
1° revisor: Igor Bessa.

2° revisor: Vitor Lopes.
3° revisor: Deborah Fernanda.