quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Resenha do livro ''O menino sem imaginação''

O livro '' O menino sem imaginação'' conta a história de Tavinho, um menino jovem que se perde no mundo dos televisores. O garoto trata os mesmos como se fossem seres humanos, dando a eles nome e sobrenome. Sua sina por televisão faz com que o garoto tenha três aparelhos em seu quarto,   denominando-os de Babá, Plim-plim e Fantástica. O garoto se torna muito dependente da televisão, o que o faz achar que não consegue imaginar, e sim apenas reproduzir imagens que ele já havia visto antes na TV, na sua ''telinha interior''.

Certo dia em que o garoto volta do colégio, se depara com uma cena que para ele era o fim do mundo. Tavinho percebe que os televisores estavam fora do ar, uma pane formada por uma onda magnética faz o país todo ficar sem televisão, e isso se transforma numa catástrofe para todo o país: pessoas ficando doentes por culpa da falta de televisão, os pais do garoto discutindo, pois a falta da novela e do jogo estava fazendo com que todos ficassem estressados e Tavinho prepara uma fuga com sua empregada doméstica, Maria, para outro país onde a TV estivesse no ar.

A ''mana'' era a garota sabichona da família, e isso tornava um pesadelo para Tavinho, pois a irmã o corrigia em tudo e sempre ''colocava lenha na fogueira'' para tudo, e assim uma pequena discussão se tornava uma enorme briga. Tavinho tinha vários amigos, como Mil Caras, Ray Ban e seu avô, que sempre o ajudava em tudo, pois tinha um alto nível de conhecimento. Porém, mesmo com tanto conhecimento, nunca viu uma pessoa que não tivesse imaginação, e não acreditava quando Tavinho falava que não imaginava.

Depois de um tempo, o garoto, ao ligar a TV, começou a "vomitar as imagens" que tinha adquirido. Ao ver que aquilo estava afetando o garoto, "mana" começou a ajudá-lo, achando que aquilo poderia liberar a sua imaginação. Após algumas semanas, a televisão voltou. Um grande tumulto revirou a cidade, todos voltaram para suas casas para dar as boas vindas para a TV.

Quando Tavinho estava indo para sua casa, encontrou-se com Mil Caras, e ao ver o amigo imaginando o que faria naquele momento, teve uma surpresa: imaginou-se na telinha interior.

O Livro nos mostra que hoje em dia a população está ficando estagnada na frente da telinha, pação horas e horas vendo TV e perdem muitos momentos que ajudariam no seu desenvolvimento e crescimento como cidadã. O país está tão acostumado com a TV, que se algo  como no livro acontecer, não saberiam o que fazer nas horas vagas e muitos nem ao menos conseguiriam dormir. Devemos perceber que existem outras coisas tão boas como a TV e que devemos aproveitar a vida fazendo tudo o que gostamos.

                              
http://antoniogilberto.blogspot.com.br/2012/01/perigosa-influencia-da-televisao-no-sec.html

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Literatura em Vídeo

        O trabalho literatura em vídeo é um projeto que a turma faz em que os alunos escolhem um livro na biblioteca do colégio e fazem uma contação de história em forma de vídeo, logo em seguida a professora marca uma data para que todos os alunos entreguem. Uma semana depois, ela desce com os alunos para a sala de multimídia e apresenta os trabalhos para a turma.
        Antes da gravação,  temos que ir até a biblioteca e pegar um livro que seja obra clássica, onde todos do grupo aceitem  e gostem de trabalhar com ele. Então passamos para a professora ver e se ela concordar com o livro, fazemos um roteiro e em seguida ela libera aulas para que possamos fazer o vídeo. Após a gravação, editamos e entregamos o vídeo para a professora.
        Esse projeto  teve um ótimo rendimento, pois assim os alunos puderam ler uma obra clássica de seu gosto e trabalhar com uma divertida forma de apresenta-lo para a turma. Em todas as etapas, assim todos os integrantes do grupo, podem ler e refletir sobre o livro que o grupo escolheu. Cada um com as suas dificuldades, e outras formas de ''decorar'' o texto, mas mesmo com a dificuldade todos tivemos esforço e desempenho para seguir o roteiro corretamente e fazer o trabalho pedido. 
        Alguns erros normais, como dar uma risadinha no meio da gravação, muitos erros de falas e brincadeiras, mas isso não atrapalhou em nada, pois do mesmo jeito que brincamos fizemos o trabalho pedido, e as brincadeiras foram mesmo para descontrair.
         Espero que gostem dos vídeos.